nepusinho-chan contado vocês

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Pássaro-Elefante.



A ave-elefante, também conhecida como pássaro-elefante e vorompatras. Elas viveram na ilha de madagascar,cituada no ocenao Índigo, elas são descritas como as maiores aves que já existiram no planeta.
Eram realmente eormes.Tinham 3 metros de altura e 2 de comprimento, pesavam por volte de 500 quilos e colocavam grandes ovos com mais de 30cm de comprimento e 10kg de peso. Fora seu tamanho e peso, não possuiam defesas especias pois no seu ambiente natural os únicos predadores que poderiam causar-lhes mal eram os crocodilos, fáceis de evitar. Foram os caçadores humanos que chegaram à ilha os causadores de sua extinção, talvez no séc.17.
Ao ser descoberta a ilha de Madagascar passou a servir de escala para as embarcações que singravam em direção a Índia, e para que os tripulantes dos navios que ali aportavam pudessem se abastecer de carne fresca a ser consumida durante a viagem que faziam, um número cada vez maior de aves-elefantes tornou-se vitimas dos nativos.
Conhecida como pássaro roca pelas portugueses,elefantvogel pelos holandeses,elephant bird pelos ingleses, e rukkh pelos arabes.Essa ave pode ter originado a lenda árabe do passaro roca, uma ave voadora tão grande que poderia carregar um elefante em pleno vôo.Entretanto os estudiosos do assunto garante que "o verdadeira ave-elefante, uma das mais pesadas aves que ja existiu,não poderia voar.
O blog Terramater,de Portugal, nos dá o seu recado:"A história de que vos quero falar é a da Ave-Elefante,a maior ave que já existiu.Acredita-se que tinha mas de 3 metros de altura e pesava meia tonelada.Os seus ovos chegavam a medir 1 metro,tendo 160 vezes o vlume de um ovo de galinha.Esta ave, parente longínquo do avestruz, habitava a ilha de Madagascar até se extinguir no século XVI.A causa mais provável de sue desaparecimento é ação do homem,que terá predado seus ninhos em busca de seus ebormes e nutritivos ovos.Os cientistas pensam que a ave-elefante se alimentava de frutos que apanhava no solo.Alguns com uma casca muito grossa e rija.O seu sistema digestivo estava bem adaptado para digeri-las.Está é talvez a explicação para existirem especies de árvores em Madacasgar em que as mais jovens têm mais de 400 anos."
PS:Esse texto foi publicado em: www.efecade.com.br

Um comentário:

  1. O mistério, segundo Parker, é que não há provas de que os humanos tenham caçado o animal.

    “Não há provas sequer de que os humanos tenham comido seus ovos – e um deles faria uma omelete para 30 pessoas”, disse o arqueólogo à BBC News.

    ResponderExcluir