nepusinho-chan contado vocês

domingo, 6 de junho de 2010

MASCOTES DA COPA DO MUNDO

COPA DE 1966 - WILLIE - LEÃO - INGLATERRA
A primeira mascote de Copa do Mundo foi o leão Willie.Willie apareceu inclusive no pôster oficial da Copa do Mundo da Inglaterra com sua camisa com a bandeira do Reino Unido, a Union Jack. Willie é considerado a mascote mais famosa de todas as Copas do Mundo.


COPA DE 1970 - JUANITO - MENINO - MÉXICO
Os anos 1970 foram marcados pela humanização das mascotes nas Copas do Mundo. No México em 1970 a mascote escolhida foi Juanito, um menino com características caucasianas com um sombreiro e uma bola.


COPA DE 1974 - TIP E TAP - 2 JOVENS - ALEMANHA OCIDENTAL
Em 1974 as mascotes foram a dupla Tip e Tap, dois meninos com o uniforme da seleção da Alemanha Ocidental. Um tinha as inicias de Copa do Mundo em alemão (WM - Weltmeisterschaft) numa camisa e o outro o ano da Copa (74).


COPA DE 1978 - GAUCHITO - MENINO - ARGENTINA
Em 1978, Gauchito foi o escolhido para a Copa da Argentina. Novamente um menino com a camisa da seleção local e características regionais.


COPA DE 1982 - NARANJITO - LARANJA - ESPANHA
Em 1982, Naranjito foi a primeira fruta como mascote em Copas do Mundo. A laranja com a camisa da seleção espanhola fez muito sucesso por ser simples. Além de estar estampada em vários produtos da Copa a laranjinha da Copa protagonizou uma série de desenhos animados na televisão espanhola. No revival dos anos 1980 Naranjito aparece com um dos símbolos dos anos 80.


COPA DE 1986 - PIQUE - PIMENTA - MÉXICO
O estranho Pique foi a mascote escolhida para a Copa do México de 1986. Pique era uma pimenta com bigode vestida com as cores da seleção local e um típico sombreiro mexicano.


COPA DE 1990 - CIAO - BONECO - ITALIA
Em 1990 tentaram criar uma mascote diferente para a Copa da Itália. Ciao talvez seja a mascote mais bizarra de todas as Copas do Mundo. Ciao é um boneco tricolor simulando um jogador de futebol. Além das bandeiras da Itália por todo o seu corpo, Ciao tinha uma bola de futebol na cabeça. Apesar disso, Ciao fez muito sucesso na época também.


COPA DE 1994 - STRIKER - CÃO - EUA
O cão Striker foi escolhido como mascote para a Copa de 1994 dos Estados Unidos. Striker vestia-se com as cores da bandeira dos EUA.


COPA DE 1998 - FOOTIX - GALO - FRANÇA
O galo é o símbolo do país e Footix era um Galo azul, cor da camisa da seleção francesa.


COPA DE 2002 - ATO, NIK E KAZ - CRIATURAS FUTURISTICAS - CORÉIA DO SUL E JAPÃO
Seguindo uma tendência de ter mais de uma mascote por evento dos anos 1990, a Copa da Coréia teve os estranhos Ato, Nik e Kaz. Seria natural que a primeira Copa do Mundo em dois países diferentes tivesse mesmo dois mascotes.


COPA DE 2006 - GOLEO VI E PILLE - LEÃO E BOLA FALANTE - ALEMANHA
A mascote da Copa de 2006 é o leão Goleo VI. Um leão de 2 metros e 30 centímetros de altura e 18 anos. Goleo veste a camisa 06 da Alemanha em referência ao ano da Copa e tem a companhia de Pille, uma bola falante. Ao contrário dos outras mascotes Goleo VI não é um desenho.


COPA DE 2010 - ZAKUMI - LEOPARDO - AFRICA DO SUL
Zakumi é um leopardo com o cabelo verde e a mascote oficial para de FIFA para a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul.


COPA DE 2014 - BRASIL
O mascote da Copa de 2014 é uma incognita. O desenhista Mauricio de Souza declarou que vai sugerir seu personagem Pelezinho. E em campanha online a entidade Sosaci quer promover a figura do Saci como símbolo do evento.Embora o Pelé seja símbolo do futebol do Brasil, ele não é tão atual e talvez não passe a modernidade e atualização e renovação do futebol brasileiro.O Saci é muito interessante, é ágil, malandro, tem um problema: uma perna só, mas ao mesmo tempo é um personagem cujos vínculos religiosos podem gerar polêmica e desconforto.

Este tipo de discussão vai gerar muita polêmica. Sempre vai ter quem goste e quem não goste.Será difícil agradar a todos!

2 comentários:

  1. ACHEI MUITO INTEREÇANTE ESSE TEXTO...

    SOLUCIONOU UM GRANDE PROBLEMA DE TRABALHO ESCOLAR QUE EU TINHA..

    ResponderExcluir
  2. eai gostei do zakumi XD eu ate desenhei ele !!!!

    ResponderExcluir